domingo, 19 de maio de 2019

Desenvolvendo com JBoss EAP 7 - Overview


Essa série de posts tem como objetivo orientar o leitor no setup do ambiente para desenvolvimento de aplicações Java EE utilizando o servidor de aplicação JBoss EAP ou o WildFly.

Está disponível no site da RedHat um guia de como configurar o ambiente de desenvolvimento que pode ser encontrado no seguinte link: https://developers.redhat.com/products/eap/hello-world/. O material da RedHat orienta o uso do Red Hat CodeReady Studio (antigamente chamado de JBoss Developer Studio), uma versão customizada do Eclipse com funcionalidades específicas para desenvolvimento com JBoss. CodeReady Studio é um produto da RedHat vendido nos mesmos padrões do JBoss, com uma subscrição anual. Também é possível baixar uma versão trial sem a necessidade de pagar licença.

Os próximos posts apresentam um setup minimalista, reduzindo a complexidade do ambiente para que o desenvolvedor possa focar sua atenção na escrita do código, evitando gastar tempo no troubleshooting de problemas do ambiente.

Os posts são divididos da seguinte forma:

1. Overview
2. Configurando o Servidor
3. Configurando a IDE
4. Validando o ambiente

Overview

O ambiente proposto é composto por:
  • Java Development Kit - OpenJDK 1.8
  • Servidor de Aplicação - JBoss EAP 7.2
  • Maven - 3.3
  • Banco de Dados - MySql Community Edition

Java Development Kit

Como discutido nesse post: Java vai ser pago! E agora? precisamos nos atentar para qual distribuição do Java vamos utilizar para criar nossas aplicações. Para usuários domésticos, utilizar a distribuição da Oracle ainda é uma opção, mas para usuários corporativos é necessário atenção no momento da escolha. Utilizei, para todos os passos desse material, a versão OpenJDK 8 - Hotspot distribuída através do site https://adoptopenjdk.net/.

Servidor de Aplicação

Utilizei o JBoss EAP 7.2 distribuido pela RedHat. É um servidor completo e confiável que já tem muitos anos de mercado. Apesar de ser um produto pago, é possível utiliza-lo em ambiente de desenvolvimento sem custos. Existe uma versão do JBoss EAP distribuída gratuitamente, o WildFly. Todas as instruções apresentadas aqui podem ser utilizadas com o WildFly, sem a necessidade de adaptações.

Maven 3.3

Para executar a compilação e organização do código independente da IDE, será utilizada a ferramenta Apache Maven (https://maven.apache.org). Dessa forma o projeto poderá ser uti
lizado na IDE de sua preferência, sem necessidade de alteração. Os proximos posts não tratarão dos conceitos básicos da Maven. Caso o leitor não tenha familiaridade com a ferramenta, recomendo o seguinte tutorial: Maven em 5 minutos.

Banco de Dados

Para testar a conexão com banco de dados será utilizado a versão gratuita do MySQL. Veja que a configuração da conexão com o banco é feita no servidor de aplicação, portanto, por mais que existam pequenas diferenças em como configurar a conexão com diferentes bancos de dados, essa diferença é tratada pelo servidor de aplicação. O código da aplicação não é afetado.

Requisitos do Sistema

O ambiente que será configurado utilizará a mesma máquina para executar todos os componentes. Temos que ter em mente que será necessário uma quantidade considerável de memória RAM e poder de processamento para podermos executar todos os componentes simultaneamente.

O mínimo recomendado para um computador com Windows 10 é 16GB RAM e um processador i5 de 3.0GHz ou melhor.

Computadores com menos RAM ou processadores mais lentos conseguirão rodar os componentes, porém, dependendo da quantidade de ferramentas (IDE, navegadores web, clientes de banco de dados, etc) que forem necessárias, a experiência pode não ser a melhor. Outro componente que faz bastante diferença para desenvolvimento Java é o disco. HD SSD costumam ajudar no tempo de boot do servidor de aplicação, assim como no uso das IDEs.


Parte 2 - Configurando o Servidor

0 comments: